Qual o relevo da Ítalia e do Egito?


A Itália possui um relevo variado. Tem altas cordilheiras ao norte, com o ponto culminante, o Monte Branco com 4810m. Possui montanhas altas ao longo da península, com os Apeninos que formam o esqueleto da Itália. Também possui planícies, como a do Pó. Dois vulcões ativos existem no país: Etna e Vesúvio.

O Egito é um país eminentemente desértico. O deserto de Líbia (por o oeste), que em realidade é o deserto do Sahara, se caracteriza pelas suas finas areias e imensas dunas. Em cambio, pelo leste, o deserto se mantém, mas com um aspecto totalmente diferente num terreno seco e desolado onde se erguem uma sucessão de rochas calcinadas pelo sol conhecidas como Cordilheira Arábiga ou Deserto Arábigo. Também a Península do Sinai, ao oeste do país entre os golfos de Suez e Aqaba, é muito árida. Nela encontra-se o Monte Sinai e o Monte Catarina, este último com 2.642 metros de altitude, sendo o mais alto do país.Em meio deste espetáculo desértico, onde só a impressionante beleza da desolação é capaz de oferecer, se produz um milagre: do nada surge um precioso e inesquecível vergel. O responsável desta beleza é o Nilo, o rio mais longo do mundo com 6.671 quilômetros. .

Qual é a vegetação do Egito?

A vegetação predominante é a caatinga hiperxerófila, com ocorrência mineral de bauxita e calcário, sendo que a maior extensão de sua área possui um solo apropriado para o cultivo temporário. Egito é um país onde se misturam o deserto e uma exuberante vegetação, o que provoca um contraste paisagístico muito estimulante. Um dos fatores regionais mais importantes do Egito foi a existência nas margens do Nilo do papiro. Além dos utensílios, como velas de barcos e até móveis que se podia construir com papiro trançado, os Egípcios desenvolvem uma idéia que tornará sua escrita mais barata e funcional do que a utilizada por seu vizinho: utilizar folhas secas de papiros para desenhar e pintar as Histórias cotidianas. Assim nasceu a escrita Egípcia. Fora do vale do Nilo, a maior parte do território egípcio é composto por desertos de areia, onde os ventos criam dunas que podem ultrapassar 30 m de altura. O país inclui partes do deserto do Saara e do deserto da Líbia.

Qual é a vegetação da Ítalia?


Nos Alpes, carvalhos e castanheiros encontram-se até à 1.000 m de altitude, assim como o centeio (até à 1.700 m), a cevada, as batatas e as culturas forrageiras. Mais elevado aparece a faia, que rende o lugar, acima 1.500 m, ao larício, o abeto branco e vermelho, ao PIN silvestre. Entre as florestas de faias e coníferas, de clareiras e sous-bois oferecem pastos demi-saison aos ovinos e os bovinos

A partir de 2.500 m começam as zonas vegetais que servem de pastos de verão às manadas. Na planície do Portugal reina uma paisagem cortada de canais e linhas de árvores. Salgueiros e peupliers enquadram alinhamentos de amoreiras e vinhas que escalam até nas árvores. A vegetação fica mediterrânica a medida que avanç-se-ar-se para o Sul. Frequentemente é constituída de plantas capazes de opôr-se frios como ao calor: carvalhos verdes, carvalhos-cortiça, pinhos parasóis e arbustos (cistes, myrtes, lentiscas, cactées, ciprestes e eucaliptos).Outrora, Apennins levavam magníficas florestas, que foram devastadas pela transumância das manadas de carneiros e de cabras. A vinha, a oliveira, há até à 800 m de altitude.
A vegetação muda de lugar para lugar. No sul e centro predomina a vegetação mediterrânea, nas regiões mais altas do Apeninos a vegetação de altitude e no norte as florestas temperadas (árvores de folhas caducas).

Qual o clima da Ítalia e do Egito?

O clima italiano é bem quente no verão, principalmente no sul da península, com altas temperaturas noturnas; enquanto no norte da Itália, normalmente ocorrem tempestades. Os invernos são muito frios e úmidos no norte e nas regiões montanhosas. Na primavera e no outono, em Sirocco, um vento quente que vem da África, aumenta a temperatura da península. Camisetas leves e roupas de algodão são aconselháveis para o verão, enquanto no inverno, roupas mais quentes são necessárias.

O Egito possui um clima praticamente desértico, pois é uma extensão do Saara no norte da África. Os verões são secos e muito quentes e os invernos moderados - a melhor época para se visitar o país é entre novembro e janeiro. No vale do rio Nilo não chove. Então, tudo de que se precisa são óculos escuros, bloqueadores solares e e bons chapéus.

Localização astronômica da Itália e do Egito.



A Itália e o Egito ficam ao norte da linha do Equador e a leste do Meridiano de Greenwich.


































Egito: Onde fica?



O Egito se localiza no nordeste do Continente Africano, com uma área de 1.001.449 km² e uma população de 70,7 milhões de pessoas. Se limita ao sul com o Sudão, a oeste com a Líbia, a norte com o Mar Mediterrâneo e a leste com o Mar Vermelho e Suez.
















Itália: Onde fica?

A Itália se localiza ao sul da Europa, com uma área de 301.302 km² e uma população de aproximadamente 58,8 milhões de pessoas. Ocupa quase toda a Península Itálica, mais as ilhas da Sardenha e da Sicília e tem como capital Roma. O país compartilha o seu limite alpino do norte com a França, a Suíça, a Áustria e a Eslovênia. O país também compartilha uma fronteira marítima através do mar Adriático com a Croácia e a Eslovênia e através do Mar Lígure com a França.














Bandeira da Itália